Imagem capa - METAMORFOSE por valeria lourenço da silva schneider

METAMORFOSE

ENCARANDO AS DIFICULDADES COMO UMA OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO


         Desde o início da nossa vida passamos por inúmeras transformações, o cabelo cresce, nasce um dentinho, engatinhar, andar, correr e assim continuamos a nossa longa caminhada de mudança. Como diria nosso querido Raul Seixas “uma metamorfose ambulante”. Por trás dessas mudanças, houve um grau de sofrimento, para nascer o dentinho do bebê, foi preciso “rasgar” a gengiva, para atingir o equilíbrio de andar, a criança pode ter levado alguns tombos. O que eu gostaria de pontuar aqui é que depois dessas dificuldades houve crescimento.

         Até o momento falamos de alterações físicas, mas podemos estender para outros aspectos da vida, como por exemplo o profissional ou econômico, da mesma maneira podemos levar para a dimensão psicológica, que será nosso tema principal.

         A dor e o sofrimento não devem ser a base para que possamos crescer, mas vamos nos ater a esse ponto porque quando nos encontramos nestas situações, temos muita dificuldade em lidar. É importante nessas situações se perguntar: tem alguma coisa que eu poderia fazer para mudar a situação? Se a resposta for sim, então encontre a melhor maneira de fazer, através de passos que devem ser descritos detalhadamente para serem colocados em prática.

          Entretanto, se a resposta da pergunta acima for não, então quer dizer que você não tem o controle da situação, você deverá analisar o contexto de uma forma diferente. Se você não pode mudar uma situação, mude sua atitude diante dela, a sua reação, como por exemplo interpretar o fato como aprendizado, se colocando no lugar para agir de forma diferente quando você estiver na mesma situação, se questionar porque determinada situação faz você reagir desta forma, etc. Ressaltamos aqui a importância do autoconhecimento, que é proporcionado com auxílio da psicoterapia, facilitando esse processo de lidar com as adversidades, proporcionando uma vida mais leve, agradável.

Texto por Quercia Lourenço da Silva Machado

Psicologa

CRP 08/24936

https://www.facebook.com/Psic%C3%B3loga-Quercia-Louren%C3%A7o-da-Silva-Machado-202236770543275/