Quem você se tornou após a Maternidade...
Para algumas mulheres, o desejo de ter um filho é um sonho desenvolvido desde a infância, mas outras acabam “caindo a ficha” que vai ser mãe com a notícia da gravidez. A maternidade traz consigo inúmeras transformações, tanto no âmbito familiar quanto na vida pessoal da mulher. Para se tornar mãe a mulher passa por mudanças anatômicas, psicológicas, fisiológicas e sociais, além da perda de identidade feminina.
Ao se tornar mãe, a mulher assume um novo papel, agora além de ser filha, esposa, tia, irmã, também é mãe. Há quem diga que quando nasce um bebê, também nasce uma mãe, mas morre uma mulher, pois essa confusão de papéis é muito presente e a mulher pode perder seus interesses individuais.
Como se preparar...
O período de gestação pode ser encarado como um preparo ao desafio de tornar-se mãe. Esta preocupação em se tornar uma boa mãe, pode trazer para a mulher o sofrimento e angústia de não se reconhecer e não conseguir exercer seus interesses sociais e sexuais, assim como o sentimento de culpa em desenvolver outros papéis. É preciso encontrar um equilíbrio entre vivenciar a maternidade e resgatar as necessidades particulares.
É importante ressaltar que fazer escolhas implica em algumas perdas. Então, por exemplo, se eu escolho ser mãe em tempo integral (as vezes não temos escolhas), vou abrir mão do lado profissional e assim sucessivamente. Mas é necessário que essa mãe resgate seus interesses individuais (dançar, ir à academia, estudar algo de seu interesse, etc.), incluindo também os interesses maternos (acompanhar o crescimento do seu filho, levar na escola, brincar juntos, etc.), alcançando assim um equilíbrio. Deste modo, destaca-se a importância do suporte psicológico para essas mulheres, visando resgatar suas qualidades e valores individuais, além de exercer outros papéis sociais sem o peso da culpa.
A sociedade “nos faz” sentir culpados por não exercer a maternidade em tempo integral, mas devíamos nos sentir culpados mesmo por deixar nossos sonhos morrer. Então aqui fica minha pergunta: que lugar você deixou para os seus sonhos depois da maternidade?
Texto por Quercia Lourenço da Silva Machado
Psicologa
CRP 08/24936
https://www.facebook.com/Psic%C3%B3loga-Quercia-Louren%C3%A7o-da-Silva-Machado-202236770543275/